Protegido: na sala de aula – roteiro da disciplina de audiovisual
Não há resumo por ser um post protegido.
Continue lendo →Conteúdos da disciplina de audiovisual, no Departamento de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Não há resumo por ser um post protegido.
Continue lendo →No curta “Baile” (2021, com direção de Cíntia Domit Bittar), Andréa é uma garota que acompanha o trabalho da mãe com fotografias 3×4, em um…
Continue lendo →No curta-metragem “O Duplo” (direção de Juliana Rojas, 2012, 25 min.), a jovem professora Silvia passa a ver pela escola o seu duplo. Ou seja,…
Continue lendo →No cinema e em outras artes, o tempo é uma das unidades dramáticas mais importantes. A fusão longa é um recurso de edição que combina…
Continue lendo →Toda narrativa nos conta sobre a misteriosa passagem do tempo, seja ele cronológico ou subjetivo. Como contar, por exemplo, que se passaram anos numa história?…
Continue lendo →Muitas vezes o que se fala num filme – seja pela narração, pelo diálogo ou até pela música que alguém canta -, produz um efeito…
Continue lendo →A cineasta Agnès Varda viveu por décadas da sua vida em uma casa na Rua Daguerre, em Paris, tema do seu filme “Daguerreótipos”, de 1976….
Continue lendo →Em um restaurante cubano, um homem elegante, de chapéu panamá e bastão na mão, canta e dança uma coreografia descontraída para a música “Caricias cubanas”,…
Continue lendo →“A ópera Mouffe” é um curta-metragem de 1958, escrito e dirigido por Agnès Varda. A apresentação do filme nos informa: é uma ópera de cinema,…
Continue lendo →O roteirista Robert McKee define diálogo do seguinte modo: “Quaisquer palavras ditas por qualquer personagem a qualquer um.” Robert mckee, 2018, p. 21. “Dizer algo…
Continue lendo →