Aulas

Elementos do filme: as fotografias e os retratos de Andréa

No curta “Baile” (2021, com direção de Cíntia Domit Bittar), Andréa é uma garota que acompanha o trabalho da mãe com fotografias 3×4, em um pequeno e adaptado estúdio na casa que dividem também com a avó. Andréa ajuda a mãe com o trabalho, e eventualmente, guarda algumas fotografias 3×4 para si.

Num dia de passeio na escola, na assembléia legislativa de Santa Catarina, a professora de Andréa apresenta para a turma a Galeria Lilás, onde ficam os retratos de todas as deputadas eleitas no estado, destacando a figura de Antonieta de Barros, a primeira deputada do Brasil. Uma criança repara na distância entre o número de quadros de ex-presidentes da assembléia e o número de retratos das deputadas homenageadas, que foram apenas 15, em toda a história. Outra criança repara que os ex-presidentes estão retratados em pinturas, enquanto que as mulheres estão em fotografias.

Andréa acompanha a discussão em torno dos retratos com atenção, mas são os seus gestos que indicam o modo como se posiciona diante do tema. Andréa cola com um pedaço de chiclete mascado uma fotografia 3×4 sua, que posiciona no conjunto das pinturas de ex-presidentes. Mais tarde, em casa, Andréa cola fotografias 3×4 de clientes da sua mãe na parede do quarto, numa configuração que lembra o modo como retratos são expostos em espaços públicos.

Essa associação, é evidente, tem relação com as cenas anteriores na assembléia legislativa, ou seja, com as escolhas de montagem e composição. A repetição desses elementos – fotografias, pinturas, retratos, exposições – nos faz conectar os diferentes espaços da história, o quarto de dormir de Andréa e os corredores da assembleia legislativa, as pessoas “comuns” e as pessoas “políticas”. Pela justaposição de imagens, supomos, Andréa percebe a ausência de mulheres negras nos espaços de poder, e ao seu modo, faz uma delicada reparação. Ideias importantes do filme estão contidas justamente nessas configurações de cena, nos usos de fotografias e retratos e nos gestos de Andréa.


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Elementos do filme: as fotografias e os retratos de Andréa. Blog Plástico Bolha, 2022. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/elementos-do-filme-as-fotografias-e-os-retratos-de-andrea/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.