Na literatura ou em outras artes, narrar o espaço é um modo não apenas de descrever, mas também de imaginar e ocupar o mundo. Que espaço é esse que encontramos na universidade, depois de tantos meses numa pandemia?
Convido você a percorrer e narrar rampas, cantos, quinas, corredores, becos e frestas da UTFPR. Os percursos serão embalados por fragmentos literários de Julio Cortazar, Georges Perec, Raymond Queneau, André Gravatar, Margo Glantz, Vanessa Barbara, Ana Martins Marques e Noemi Jaffe, sempre vinculados a exercícios de escrita.
A linguagem dos guias turísticos, mapas de visitação e manuais de instruções – acrescida de uma boa dose de invenção – irá orientar a criação dos textos, que irão compor uma coleção de narrativas sobre nosso reencontro com os espaços da universidade.
Visita desorientada por Ana Claudia França.
Temáticas e Autores/as disparadores: tentativa de esgotamento de um lugar (Georges Perec); tentativa de escutamento de um lugar (Vanessa Barbara); revirando as coisas do avesso (Ana Martins Marques); o banal e os exercícios de estilo (Raymond Queneau); pelo olhar não-humano (Margo Glantz); o manual de instruções das coisas banais (Julio Cortázar); um mapa de visitação para desorientar a visita (André Gravatar); quando nada está acontecendo: olhar, lembrar, mostrar a língua (Noemi Jaffe).
Quando?
Grupo 1, 07/03, 10h-12h. Inscreva-se aqui: https://forms.gle/xpo6u9X9sVoh8ZKB7
Grupo 2, 09/03, 14h-16h. Inscreva-se aqui: https://forms.gle/DAgLSbH8SFSxYyXc8
Onde?
Na UTFPR Curitiba, sede centro. Nos encontramos o espaço que foi da “Pipoca do Didi”, que fica entre o R.U. e o pátio central.
Esta atividade faz parte do “Tão perto de novo”, na UTFPR! Confira a programação completa: https://drive.google.com/file/d/1R7sZu_QlrjvRtxk3pP-VegFuIUDkcj_V/view?usp=drivesdk
Para citar esse artigo como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Derivas da escrita, caminhar e escrever pela universidade. Blog Plástico Bolha, 2022. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/derivas-da-escrita-caminhar-e-escrever-pela-universidade/>.