POR ESCRITO

O nosso bloco vai passar

Capenga, mas animado!

É véspera do retorno às aulas presenciais numa universidade pública brasileira, em 2022. Começaremos cedo, 7h30. No ano anterior, tenho certeza, minhas aulas online foram assistidas direto das profundezas do El Dredon. Por isso, me pergunto, quem estará amanhã na universidade, para me ver de carne e osso, cabeça e tudo o que existe do pescoço para baixo, com máscara PFF2 e voz abafada, às 7 e meia da manhã? 

Estou – obviamente – ansiosa por toda a adrenalina de chegar ainda mais cedo, abrir as janelas, testar os equipamentos e as chaves da sala, subir num banquinho de pernas bambas pra ligar o projetor há muito desligado, que poderá lançar meus slides no telão em tons de rosa-calcinha. Pouco depois, quando a aula engatar, com alegria e a cada 2 minutos vou recomeçar a apresentação do planejamento do semestre, contabilizando 13 interrupções do bloquinho de quem atrasou logo no primeiro dia.

Um pouco antes, em casa, os planos de aula tropeçam nas normativas, as normativas tropeçam nelas mesmas, a caixinha de som pifa, um gato vomita na sala e o outro mastiga cortina no quarto, é duas da manhã, e a insônia avisa que não se importa com as frases que preciso formular dali algumas horas.

É véspera de uma volta às aulas muito diferente. No Brasil a pandemia completa 650 mil mortes, em Curitiba a passagem de ônibus acaba de aumentar um real, no mundo a Rússia e a Ucrânia estão em guerra, temos ameaça nuclear e mais um ano sem carnaval. O ensino público vive dias amargos. E eu tenho um desejo meio simples, meio complicado: espero não voltar mais para a sopa de letrinhas e de silêncio das aulas online. Há, enfim, insônia, péssimas notícias do mundo e vômito de gato no sofá. Mas também, vacina e os encontros fora e dentro da universidade. E isso (e mais umas coisinhas) deve bastar, por enquanto. O carnaval acabou, mas amanhã, o nosso bloco – capenga, mas animado! – vai passar.

Atualizações insones: Quase ninguém se atrasou! E as cores do projetor estavam pra lá de ok. Foi uma linda manhã, eu queria ter pedido para a turma para tirarmos uma fotografia, mas o estado de presença foi tanto que esqueci. Alalaô! 


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. O nosso bloco vai passar. Blog Plástico Bolha, 2022. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/o-nosso-bloco-vai-passar/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.