Aulas

Ligando os pontos: como escrever o diário de um projeto audiovisual?

Na série “Inventando Anna” (2022, Shonda Rhimes), Vivian Kent (Anna Chlumsky) é uma jornalista que investiga a história de Anna Delvey, a jovem golpista que teria enganado muita gente poderosa nos Estados Unidos. Uma das estratégias de pesquisa de Vivian – além de entrevistas, documentos e anotações – é ocupar uma das paredes do seu apartamento com imagens e notas, eventualmente conectadas por fios coloridos. É justapondo fotografias e comentários de instagram, nomes e datas, que Vivian reconstrói alguns eventos sobre a enigmática Anna Delvey.

É evidente que as imagens que retratam a pesquisa de campo de Vivian tem um apelo cinematográfico, típico de uma produção como essa. Mas também nos contam que as histórias não são escritas do “nada”. Antes de contar uma história é preciso ligar alguns pontos. E para isso são muitos os procedimentos possíveis. Por exemplo, montar um mural, registrar anotações, construir mapas, escrever diários de campo, identificar as informações relevantes, e então conectar fragmentos que, talvez, produzam uma narrativa interessante. Isso vale tanto para o artigo investigativo que Vivian quer escrever sobre Anna Delvey, quanto para qualquer outro projeto criativo de complexidade.

Por isso, se você está trabalhando em um filme (ou outro projeto criativo de complexidade!), que tal começar pelo diário? O diário é um espaço para a memória – afinal, um dos propósitos é que você possa recorrer a ele nos momentos de esquecimento -, mas também é uma ferramenta para refletir sobre as incertezas, as descobertas e os rumos do projeto.

Não há regras sobre como escrevê-lo. Você pode comprar um caderno, usar um documento digital ou combinar as duas coisas. Além de anotações textuais, você pode incluir fotografias, hiperlinks, documentos, trechos de músicas e livros, impressões sobre filmes que assistiu, comentários sobre espaços e pessoas relevantes para o projeto, rememorações. Seguem mais algumas ideias sobre o que um diário de um projeto audiovisual pode conter:

– Quais filmes são uma referência para o projeto? E por quê? Talvez as cores, trilha sonora, cenografia, personagens, um certo clima da narrativa…tente identificar.
– Como a equipe está organizada? Como tem sido os encontros e as conversas sobre o filme? Como cada pessoa envolvida poderá colaborar?
– Quais são as pendências e como o grupo planeja resolvê-las?
– Quais comentários tem sido feitos por pessoas que acompanham o projeto?
– Como tem sido o preparo dos espaços e das pessoas que participam do filme?
– Quais os principais desafios?
– Conte sobre a experiência de filmagem e edição!
– Mostrou o filme para alguém? Registre as impressões que a pessoa talvez tenha relatado. E o que você pensa sobre elas.

Recomendo também um diário de cinema que virou livro, o “Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada”, de André Novais Oliveira, publicado em 2021. O livro está dividido nas seções “Trabalho sobre o roteiro, pré-produção, e outras experiências”, “Roteiro 8o tratamento”, “Nota da edição”, “Filmagem” e “Pós-produção, montagem, experiência em laboratórios de finalização e a busca pelo festival de estreia”, com entradas que vão de 18 de janeiro de 2017 a 5 de agosto de 2018. É um prazer acessar os bastidores do cinema brasileiro pelos diários do André Novais! Confira alguns fragmentos:

18/01/2017 – Me sinto deslocado das coisas. Tenho pensado na última versão do roteiro e não sei se gosto.

27/07/2017 – […] Não sei o que as filmagens guardam de surpresas, boas ou ruins, mas estou disposto a ver isso de perto […]

20/08/2017 – Depois de cinco dias de folga, devido a compromissos da Grace, nós voltamos hoje às filmagens. Ela está em Salvador apresentando a peça Vaga Carne. Hoje e amanhã serão dois dias completos de filmagem sem ela. […] fico feliz por ser ela, fico feliz por termos uma protagonista negra, fico feliz por ela estar com a gente, tão integrada, entrando na onda, na farra, fazendo amizade com a equipe e o elenco.

04/09/2017 – Acho que fizemos uma cena bonita hoje e que teve toda uma preparação anterior. Na cena, Grace dirige um carro e faz uma manobra, e a questão é que ela não sabia dirigir antes […]

05/09/2017 – Acabou. Fizemos o último plano dentro de uma mata fechada, uma descida por uma trilha íngreme. Foi difícil, pois o pé da Grace estava um pouco machucado e ela fez o esforço de continuar até terminar […]

06/11/2017 – Hoje fiquei o dia todo montando o filme. Peguei o HD com o Gabriel e mandei brasa. A montagem do Gabriel está interessante, com muita coisa pra mexer, muitas possibilidades […]

29/01/2018 – Esse fim de semana voltei da Mostra de Tiradentes. Fico vendo os filmes e pensando no Temporada, e nos filmes que devo e quero fazer. Embolou minha cabeça toda. Mas voltei feliz, filme Baixo Centro, do Samuel Marotta e do Ewerton Belico, ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Aurora. […]

03/04/2018 – A curadora de Locarno mandou outro e-mail, falando que o outro curador do festival gostou do Temporada e que, agora, ela ia mandar para o Carlo Chatrian, que é o diretor artístico do festival […]

Fragmentos de “roteiro e diário de produção de um filme chamado temporada”, de andré novais oliveira.



FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Ligando os pontos: como escrever o diário de um projeto audiovisual?. Blog Plástico Bolha, 2022. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/como-escrever-o-diario-de-um-projeto-audiovisual/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.