Nas aulas de audiovisual

Um edifício, muitas histórias

Edifício Master é um documentário do cineasta Eduardo Coutinho de 2002, que se passa num prédio com 276 apartamentos e 12 andares no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Como muitos filmes de Coutinho é um documentário de entrevistas, em que as pessoas narram experiências sobre os mais variados temas: trabalho, relacionamentos, a vida urbana. Se há muitas pessoas habitando o Edifício Master, há também uma pluralidade nos modos como ocupam cada apartamento. Cortina rendada, cristal violeta, bibelô dourado, bandeira de time de futebol, flores na mesa, toca-discos, mala amarela, sofá verde, bicicleta, banquetas, cadeiras, quadros, retratos, um enorme guarda-roupa de madeira com entalhes nas portas. Há muitas camadas nesse edifício, que entre corredores estreitos e andares múltiplos, tem também muitas histórias para contar.

Filme: Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho. São Paulo, 2002, 1 h 50 min.
Diretor: Eduardo de Oliveira Coutinho (São Paulo, 1933 — Rio de Janeiro​, 2014).  

 


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Um edifício, muitas histórias. Blog Caleidoscópica, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/um-edificio-muitas-historias/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.