oficina de escrita

Oficinas de escrita de 2021

Laboratório de Escrita Criativa: 8 encontros para pensar textos, palavras e narrativas

Informações
Vagas disponíveis: 15.
Encontros: 8.
Período de inscrições: 15/06 a 01/07.
Sempre às quartas, entre 14h e 16h.
Os encontros serão via google meet e os materiais serão disponibilizados pelo google sala de aula.
As vagas acabam pela ordem de inscrições.

Cronograma
07/07 – Como eu escrevo? Investigações sobre o bloco de notas
14/07 – Diários, rascunhos, fichamentos. Arquivos de quem escreve
21/07 – Crônicas, contos, ensaios
28/07 – *não haverá aula*
04/08 – Disparadores de escrita: arquivos, notas, listas, dicionários, enciclopédias
[entrega de atividades]
11/08 – Écfrase.
18/08 – Estilo: visibilidade, multiplicidade, consistência, leveza, rapidez, exatidão.
25/08 – Disparador de escrita: restrições. Originalidade
01/09 – Revisão: coerência e coesão

Oficina de escrita acadêmica: investigações sobre o bloco de notas

Está difícil escrever? Convido você a investigar o bloco de notas e as suas mil e uma possibilidades. Serão dois encontros para discutir: plano de estudo, diário de leitura, diário de pesquisa e fichamento, com sugestões de exercícios para fazer fluir o lápis (ou o teclado). Escrever é uma prática como tantas outras, com suas particularidades e ferramentas. Vamos conversar sobre algumas delas?

Inscrições: Até 22/10. As vagas acabam pela ordem de inscrições.
Quando?
25/10 (segunda) – Como escrevo? Plano de estudo, diários de leitura e pesquisa
26/10 (terça) – Fichamentos e exercícios de escrita
Turmas e horários:
Turma 1 (Tarde): 14h-16h30
Turma 2 (Noite): 19h-21h30
Carga horária total:
5 horas
Vagas por turma:
20
Importante:
Você receberá uma declaração de participação, que pode ser validada como atividade complementar. A oficina será conduzida pelo google meet, com leitura e discussão de textos variados, com exercícios de análise, interpretação e escrita. A declaração de participação será emitida mediante presença, constando a carga horária de participação.

Oficina de bolso: revisão de texto para quem faz TCC

“Escreva bêbado, edite sóbrio”, dizem, é um conselho do escritor Ernest Hemingway, o que parece ser mais uma das lendas que circulam pela internet. Longe de propor uma leitura literal do conselho, penso que ele nos conta que escrever implica numa dose de liberdade, já a edição do texto exige algum distanciamento, leitura atenta e recursos de redação. 

Nesta oficina de bolso, apresento algumas técnicas de revisão para o texto acadêmico: recursos de coesão, pontuação, concordância verbal, paralelismo, repetição de palavras, relação problema-objetivo-método.
As dicas são pontuais, mas podem ajudar nesse momento puxado: encerrar o texto de alguma etapa do Trabalho de Conclusão de Curso. Dizem também que “um texto não se termina, mas se abandona”. Seja para terminar ou abandonar o TCC, acredite, uma boa revisão faz toda diferença!

Como nem sempre é possível pagar uma pessoa profissional para a revisão, esta oficina oferece alguns caminhos para quem faz tudo, inclusive, a revisão do texto. Para se inscrever nesta oficina, você também precisa incluir no formulário um parágrafo do seu TCC que poderá ser revisado durante o encontro, servindo como exemplo do que podemos fazer para melhorar a compreensão de um texto. Nem todos os parágrafos serão revisados durante a oficina, mas você receberá sugestões de ajuste, por e-mail.  

Como vai funcionar?
Primeira parte: conceitos e técnicas para revisão de texto
Segunda parte: revisão dos parágrafos submetidos na inscrição
* Você receberá uma declaração de participação, que pode ser validada como atividade complementar. A oficina será conduzida pelo google meet.  
Inscrições:
Até 15/11 (segunda-feira). As vagas acabam pela ordem de inscrições.
Quando?
17/11 (quarta-feira)
19h-21h
Carga horária:
2h.
Vagas:
25.


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Oficinas de escrita de 2021. Blog Plástico Bolha, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/oficinas-de-escrita-de-2021/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.