Nas aulas de audiovisual, Nas aulas de teoria

O cartaz de Deus e o Diabo na Terra do Sol

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” é um filme de 1964, de Glauber Rocha (1939-1981). O cartaz é do designer, escritor e artista gráfico Rogério Duarte (1939-2016). A obra é um dos filmes importantes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que propôs uma renovação crítica da linguagem, nas décadas de 1960 e 1970. Glauber e Rogério foram também grandes amigos e trabalharam juntos em algumas ocasiões, como é o caso do cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

No cartaz, a figura de Corisco – o líder cangaceiro, interpretado por Othon Bastos (1933) – empunha uma lança que divide o seu rosto na composição, uma das imagens emblemáticas do filme. No documentário “Rogério Duarte – o Tropikaoslista”, Rogério conta que quando Glauber pediu que fizesse o cartaz do filme, sua resposta foi assim: “Glauber, você já me prejudicou um cartaz de um filme uma vez, dando uma opinião! Esse cartaz eu faço. Mas eu não quero que você se meta! Você não pode nem ver, nem layout, nem nada. Só depois de pronto!”. Enfim, Rogério conseguiu fazer seu trabalho sem a interferência de Glauber, que viajaria para a Itália em seguida. Rogério explica o processo do projeto, “Eu fiquei muito tempo ali! Muito, muito, muito tempo!”, e continua, “o mais importante naquele cartaz, poucas pessoas observaram. Não é o punhal, não é o sol. O que revoluciona tudo é a tipografia em duas colunas. Então isso divide o cartaz ao meio e dá um movimento ao punhal como se o punhal tivesse descido e cortado as letras no meio. Esse cartaz, pra mim é muito importante porque ele coroa uma grande amizade! Que é a minha amizade com o Glauber. E um grande amor, que é o amor que eu dediquei à irmã dele.” Anecy Rocha (1942 – 1977) foi a irmã caçula de Glauber, atriz de cinema e televisão, com atuações marcantes, como por exemplo, a personagem Luzia em “A Grande cidade” (1966), com direção de Carlos Diegues (1940). Cinema e design, mas também, laços de amor, amizade, discordâncias e negociação!

Referência
ROGÉRIO DUARTE, O TROPIKAOSLISTA. Direção: José Walter Lima. Brasil: O2 Filmes, 2018. 89 min. 

FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. O cartaz de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Blog Modos de Ver, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/o-cartaz-de-deus-e-o-diabo/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.