Nas aulas de audiovisual

Cinema de quintal

Zezé e Norberto parecem estar juntos há muito tempo, com filhos crescidos e já longe de casa. Vivem uma vida comum. Mas logo, o bater das panelas e o aroma da laranja de depois do almoço se misturam a eventos inusitados. Enquanto Norberto explora o conteúdo de uma sacola de plástico esquecida na lavanderia, uma misteriosa ventania bate no varal de roupas. É um dia comum na vida de Norberto e de Zezé: comida, sofá, televisão, jornal, cuidados com a casa e um portal brilhante para o desconhecido. Enfim, universos paralelos se fundem a dvds antigos, com passagem para uma academia de ginástica e uma pesquisa de mestrado. O curta é sobre as viagens e as imagens que o cinema ocasiona, as possibilidades extraordinárias de um quintal em Contagem, Minas Gerais. 

 ‘Quintal’ é um curta de 2015, com direção de André Novais Oliveira. Disponível no vimeo.

FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Cinema de quintal. Blog Plástico Bolha, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/cinema-de-quintal/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.