Aulas

Como escrever um diário de filmes?

Quantos filmes você viu no ano passado? Quais te chamaram mais a atenção? Algum personagem, diálogo, imagem ou trilha sonora foi especialmente marcante?

Um diário de filmes é um caderno ou um documento digital em que você registra informações e impressões sobre filmes que assistiu. Pode ser mais ou menos analítico. Sobre um único filme você pode escrever um parágrafo ou várias páginas. Quem sabe uma única sentença: “odiável!”. Há muita liberdade na escrita de um diário de filmes. Contudo há sempre a intenção de produzir registros que poderão ser consultados no futuro. Inclusive, no caso de um caderno, sugiro que você elabore um índice, para facilitar as consultas.

Seguem duas sugestões de como estruturar um diário de filmes.

Sugestão 01:

  1. Informações gerais (título original, ano, direção, duração e país)
  2. Sinopse
  3. Estrutura narrativa (em três linhas: apresentação, desenvolvimento e resolução do conflito)
  4. Temáticas
  5. Personagens principais
  6. Características gerais da identidade visual (cores, iluminação, composição)
  7. Cena marcante
  8. Fala marcante
  9. Outros comentários

Sugestão 02:

  1. Qual o ponto de vista e suas principais implicações;
  2. Como a linguagem é usada em cada filme: quais temporalidades se apresentam (passado, presente, futuro), qual o tamanho das cenas e como elas se desencadeiam (ritmo), quais são as estratégias de edição (fade in, match cut, etc), composição (direção de arte, figurino) e iluminação (direção de fotografia).
  3. Como informações relevantes são reveladas aos personagens e a quem assiste (local e época em que se passa narrativa, características dos personagens e do conflito etc.);
  4. Quais partes do filme correspondem a apresentação de espaços, personagens, ações e diálogos, e como esses quatro elementos se relacionam;
  5. Como o filme começa e termina;
  6. Que cenas você considera especialmente boas, e por quê; atente-se às cenas que fazem algo que você gostaria de fazer;
  7. Quais filmes despertam e mantêm seu interesse e quais não, e quais os elementos que fazem com que um filme consiga ou não despertar e manter o seu interesse.

FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Como escrever um diário de filmes?. Blog Plástico Bolha, 2022. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/como-escrever-um-diario-de-filmes/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.