LIGHT PAINTING
Técnica de longa exposição do obturador. Em outras palavras é deixar a câmera capturando luz por segundos ou até mesmo minutos, dependendo do contexto e da intenção da imagem.
Como fazer?
- Apoiar a câmera num ponto fixo, se possível num tripé, evitando possíveis distorções na imagem.
- Fotografar no ambiente mais escuro possível. Preferencialmente num cômodo fechado ou com cortinas.
- Usar uma fonte de luz pequena. Se for um celular, pode-se alterar o papel de parede e obter efeitos de luz colorida.
- Não editar a imagem exageradamente. Um pequeno aumento de contraste basta.
- Se for escrever algum nome com a luz, escreva como se as letras fossem viradas para o outro lado.
- Lembre-se: pulso firme garante traços mais definidos.
- O ajuste final da câmera deverá ficar regulado próximo a esses valores, variando a depender do resultado desejado:
Velocidade do obturador: pelo menos 8’’ (segundos) / ISO: 100 / Abertura do diafragma: f.10 (ou +)
PANNING
Técnica para sugerir movimento. Em imagens fotográficas, é geralmente constituído por um plano de ação com um elemento congelado como, por exemplo, um corredor, enquanto o fundo fica borrado.
Como fazer?
- Selecione uma velocidade baixa. Assim você conseguirá uma exposição mais demorada (tendo tempo suficiente para borrar uma parte da cena).
- Aponte para o seu assunto, que deve estar se movendo, e mova a câmera junto com ele.
- Clique e comece a tirar a foto.
- Continue seguindo o seu assunto com a câmera!
- A exposição irá terminar e, se você conseguiu seguir a velocidade do assunto com sua câmera, ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado. Essa é a parte que exige paciência, não é tão simples acertar o “timing” entre a cena, o movimento e o clique. Para dominarmos esse tipo de efeito é preciso prática.
ZOOMING
Técnica de movimentação do anel de zoom da objetiva durante o tempo de exposição.
Como fazer?
- É preciso ter uma câmera com zoom manual.
- Use velocidades baixas, entre 30 (1/30) e 60 (1/60). Quanto mais devagar, mais puxado vai ficar. Pode ser mais baixa, mas corre-se o risco de tremer muito, já se a velocidade estiver alta, você terá que puxar o zoom muito rápido.
- Prepare o enquadramento, preste bem atenção ao que está no centro da imagem, pois vai ficar em destaque (esqueça a regra dos terços).
- No instante antes de bater a foto comece a puxar o zoom, ou seja, quando a foto for gravada, o zoom estará em movimento.
- É importante manter o centro da objetiva estável, no mesmo lugar, tentando manter a câmera no mesmo lugar. Usar um tripé pode ser uma saída.
- O zoom pode ser in ou out, ou seja, você pode abrir ou fechar a imagem. Imagine que sua lente é 18-55mm, pode-se deixar no 55 e abrir para 18 (zoom out), ou deixar no 18 e fechar para 55 (zoom in). O zoom out cria efeitos mais fortes.
MOVIMENTO TORCIDO / ESPIRAL
Técnica de movimentação da câmera durante o tempo de exposição.
Como fazer?
- Siga as instruções do “zooming”, mas ao invés de puxar o zoom, gire a câmera.
Para citar esse artigo como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Light painting, panning, zooming e movimento torcido. Blog Plástico Bolha, 2023. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/light-painting-panning-zooming-e-movimento-torcido/>.