Nas aulas de audiovisual

Fragmentos de cinema: um fotofilme em ritmo cubano

Em um restaurante cubano, um homem elegante, de chapéu panamá e bastão na mão, canta e dança uma coreografia descontraída para a música “Caricias cubanas”, em meio à carrinhos de serviço carregados com pilhas de copos e pratos. É Benny Moré (1919, Lajas, Cuba – 1963, Havana, Cuba), cantor e compositor cubano, morto no ano em que foi lançado o documentário “Saudações aos cubanos” (1963), de Agnès Varda.

Conhecido como “el barbado del ritmo”, Benny Moré é um dos muitos personagens cubanos fotografados por Agnès Varda durante a sua passagem pela ilha. Na ocasião, a cineasta tirou centenas de fotografias e é pela combinação dessas imagens com música e narração que os personagens do documentário são apresentados. Agnès Varda faz Benny dançar, numa montagem cinematográfica que produz a ilusão de movimento. Uma sequência de retratos faz Benny cantar, dublando a própria voz. O trecho inclui balões de quadrinhos que dizem em francês: “não deixem que vos acariciem o rosto outras que não as cubanas”, um diálogo com a música que embala as imagens, “que solo las cubanas acaricien tu cara!”. E não é que esse fragmento cinematográfico de 1963 lembra os gifs e os vídeos de dança que hoje povoam a internet? Cha cha cha!

Trecho do filme “Saudações aos cubanos”, 1963. Direção: Agnès Varda.


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Fragmentos de cinema: um fotofilme em ritmo cubano. Blog Plástico Bolha, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/fragmentos-de-cinema-um-fotofilme-em-ritmo-cubano/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.