O Brisa

Um zumbi atrás de você

No ensaio “Nosso apocalipse zumbi”, Stephanie Borges articula conexões entre a popularidade dos zumbis das narrativas ficcionais com o contexto político e social do momento. Como explica a autora, “a encarnação radical da distinção entre ‘nós’ e ‘eles’ que está na base das narrativas de zumbis tem ecos nada desprezíveis na retórica bolsonarista, que mobiliza todo tipo de ressentimento na construção de inimigos”. Mas, afinal, quem são os zumbis? Qual a história dessa figura de origem haitiana? E como histórias de ficção podem apoiar a imaginação de outros futuros?

“Nosso apocalipse zumbi” é o ensaio do dia 28/08/2021 do Brisa – Clube de leitura de contos e outros textos breves. Para participar, inscreva-se por e-mail.


FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Um zumbi atrás de você. Blog Plástico Bolha, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/um-zumbi-atras-de-voce/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.