Arquivo da categoria: Teoria do Design

Linha do tempo da história do design, segundo Charlotte & Peter Fiell

“[…] a evolução de um novo estágio no design nunca substitui completamente o antigo, mas se sobrepõe a ele. Esse é um padrão que se repete ao longo da história do design. Isso não só ajuda a explicar por que existe tal diversidade de conceitos e práticas de design na sociedade contemporânea, como também levanta a questão de até que ponto mudanças semelhantes surgirão no futuro….

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Mulheres na Segunda Guerra Mundial

A fotografia de Alfred Palmer mostra trabalhadoras responsáveis pelos acabamentos em bicos transparentes de aviões de bombardeio e combate na Douglas Aircraft Co. em Long Beach , Califórnia , em 1942 . The Museum of Fine Arts , Houston.
A fotografia de Alfred Palmer mostra mulheres trabalhando no acabamento de pontas de aviões de bombardeio e combate, na Douglas Aircraft Co. em Long Beach, Califórnia, 1942 . The Museum of Fine Arts, Houston.

Durante a guerra, mulheres assumiram funções estratégicas, seja trabalhando nas fábricas produzindo artefatos de guerra, seja cuidando de suas famílias e colaborando com as medidas de segurança e sobrevivência. Cartazes, revistas, filmes e desenhos animados funcionaram como propaganda de guerra, orientando e estimulando mulheres a ocupar um papel importante na manutenção do sistema bélico.

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Imagens do cotidiano da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial

 

Anúncio do biscoito Huntley and Palmer - "um alimento essencial em tempos de guerra".     1940.
Anúncio do biscoito Huntley and Palmer: “um alimento essencial em tempos de guerra”. 1940.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha entrou no grupo dos Aliados (junto com França, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Índia, União Soviética, China, Polônia, Estados Unidos; posteriormente o Brasil iria fazer parte deste grupo) contra a Aliança do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A guerra começa em 1939 com a invasão da Polônia pelo exército alemão e termina em 1945, com vitória dos Aliados, após a invasão à Alemanha e o lançamento de bombas atômicas pelos Estados Unidos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão. A Alemanha era então governada pelo partido nazista, liderado por Hitler, que pretendia dominar e controlar a Europa.

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Streamlines: as linhas da modernidade

stream: fluxo, corrente
lining: alinhar, sinalizar, demarcar

O Streamlining foi uma tendência que marcou, principalmente, as décadas de 1930 e 1940. Inicialmente as formas arredondadas e aerodinâmicas foram aplicadas a trens, automóveis, aviões e bicicletas, com o objetivo de aumentar velocidade e potência.

A bicicleta do futuro (de baterias), projetada por Ben Bowden, foi exibida na seção "Design for the future" da exposição "Britain can make it", em 1946.
A bicicleta do futuro (de baterias), projetada por Ben Bowden, foi exibida na seção “Design for the future” da exposição “Britain can make it”, em 1946. A Grã-Bretanha arruinada durante o pós-guerra não teve condições de viabilizar a bicicleta de Bowden.

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Fusca: de símbolo do fascismo a adorável herói

Ferdinand Porsche explica a Adolf Hitler que motor do Fusca fica na traseira do carro.
Ferdinand Porsche explica a Adolf Hitler que motor do Fusca fica na traseira do carro.

John Heskett, professor de design da Universidade Politécnica de Honk Kong, conta que o fusca ilustra bem como os significados dos produtos podem variar de acordo com o contexo.

O Fusca, da Volkswagen, por exemplo, foi desenvolvido na Alemanha na década de 1930, concebido sob ordens diretas de Adolf Hitler. O ditador era um entusiasta da indústria automobilística. Segundo Heskett, “o Fusca foi divulgado como um símbolo das realizações do Partido Nazista.”

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Fast Food Romano

Restaurante localizado na Via dell’Abbondanza. Na parede traseira há um santuário para os deuses domésticos.
Restaurante localizado na Via dell’Abbondanza. Na parede traseira há um santuário para os deuses domésticos.

Toda cidade romana tinha seu restaurante “fast-food“. Conhecido como “thermopolium”, estes estabelecimentos eram normalmente pequenos espaços com abertura para a rua, um forno e um balcão, responsáveis pela venda de bebidas quentes e comida.

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