O Brisa

Atenção, viajantes!

“Correntes”, de Olga Tokarczuk, é um romance fragmentário, feito de um conjunto amplo de capítulos curtos, alguns com apenas três ou quatro linhas. Pode-se ler o livro por muitos caminhos, com desvios, atalhos ou múltiplas combinações, como se o sumário fosse uma estação de trem com muitos destinos possíveis, e bilhete livre para idas, vindas e voltas.

Selecionei para o Brisa – esse clube de leitura que é de “contos”, mas também de “outros textos breves” – os capítulos: “A síndrome”, “O gabinete de curiosidades”, “Sete anos de viagem”, “Adivinhação à luz de Cioran”, “Benedictus, qui venit”, “Panopticum”, “Em todo e nenhum lugar”, “A viagem às próprias raízes”, “Cosméticos para viagem”, “La mano di Giovanni Battista”, “O original e a cópia”, “O trem dos covardes”, “O apartamento abandonado”, “Guias”, “Wikipedia”, “O tempo e o lugar certo”, “Manual”, “Faxinando o mapa”, “Um quarto de hora muito longo”, “A característica de um peregrino”, “Falar! Falar!”, “A mobilidade é uma realidade”, “Saco de enjoo” e “Estou”.

Talvez, o que você precise saber sobre a narradora antes de embarcar nesses fragmentos de viagem é que sua “energia vem do movimento – do chacoalhar dos ônibus, do barulho dos aviões, do balançar das balsas e dos trens”.

Alguns dos capítulos de “Correntes” são os textos do dia 21/08/2021 do Brisa - Clube de leitura de contos e outros textos breves. Para participar, inscreva-se por e-mail. 

FRANÇA, Ana Claudia C. V. de. Atenção, viajantes!. Blog Plástico Bolha, 2021. Acesso em: . Disponível em: <https://anafranca.com.br/atencao-passageiros/>.


Publicado por Ana França

Sou professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campo de Narrativas Visuais e Produção da Imagem. No doutorado pesquisei sobre mulheres no circuito de cinema em Curitiba, entre 1976 e 1989 (PPGTE/UTFPR). Dedico-me a projetos em narrativas visuais e investigações sobre mulheres no audiovisual, nos cruzamentos entre história, narrativa, literatura, texto e imagem.